Páginas

terça-feira, 17 de julho de 2012

delícias da vovó

o tempo de inverno me traz muitas boas lembranças. uma delas é a do chá de ervas que minha avó costumava fazer. na verdade, acho que ela gostava de preparar esse chá o ano todo, mas o inverno sempre era uma época mais propícia pra gente esquentar os peitos com aquela delícia!

Me lembro quando eu e vovó íamos ao centro pra comprar as ervas em uma casa especializada no mercado central. tinha uma outra também, da vaca desenhada na parede....mas essa não sei onde ficava porque quando a gente é criança não tem a menor ideia de onde está. mas nessa casa de ervas, tinha planta de tudo quanto é jeito, e eu achava que se levasse todas, o resultado do preparo podia ser ainda melhor, haha! vovó escolhia todas aquelas que desejava pra mistura ficar bem boa! e sempre ficava.

Depois vieram outros tempos, claro. e vovó começou a fazer também um tal "suco de maracujá especial." O suco de maracujá dela era ótimo também! uma verdadeira iguaria (ou mágica), ou somente ela podia encontrar os melhores maracujás para preparar aquele suco!!!

Minha avó sempre cozinhou muito bem! Ela foi cozinheira em tantos lugares (clubes, restaurantes, etc) que nem sei...e a cozinha sempre foi um lugar muito especial para ela, por isso ela se irritava quando eu e meus primos ficávamos rodeando o fogão para beliscar alguns petiscos! "Aqui não é lugar de menino", ela dizia. Sim, cozinha é coisa séria. Talvez seja por essa razão que eu não costumo me aventurar por esses espaços com muita frequência, rs.

Se para vovó as lembranças serão sempre majestosas, não posso dizer o mesmo sobre mim: "comedora de alhos socados" nas horas vagas, na infância! E hoje, aos vinte e quatro anos, o máximo que dou conta de preparar é um espaguete à bolonhesa com muito (ou pouco) sal, nunca a medida certa. Ah, também sou expert em fazer arroz, mas sempre com a ajuda da mamãe. Eu tenho sérios problemas para lembrar qual é a hora certa de jogar a água fervente por cima....brigadeiros sei fazer bem, mas nunca os enrolei em bolinhas pra ter certeza que é um sucesso!

Coisas que eu jamais farei igual: mingau de fubá com couve picada, caldo de mandioca e feijão, queimadinha (mais deliciosa do mundo), peixe ensopado, salada de almeirão!!!! Bem, entre as minhas próprias lembranças e as lembranças das comidinhas da vovó, fico com a segunda opção. aliás, acho que vou dar uma passadinha na casa dela em breve, quem sabe ela preparou aquele chá?




Nenhum comentário:

Postar um comentário